domingo, 22 de fevereiro de 2015

Os "trolls" da internet: O sádico atrás do ecrã

Os "trolls" da internet, aqueles que gostam de semear a discórdia nas caixas de comentários das comunidades online, têm muita coisa a ver com os sádicos da vida fora da rede. Quem o garante são dois novos estudos científicos.

Os investigadores olharam para os traços de personalidade e para os estilos de comentários online de 1215 pessoas.

Os dados foram suficientes para relacionar os "trolls" com três tipos de personalidade: os sádicos, os psicopatas e maquiavélicos, as pessoas que enganam e manipulam para seu próprio benefício. Mas destas, a ligação mais forte é entre os "trolls" e os sádicos.

Os "trolls" da internet: o sádico atrás do ecrã
Os estudos tiveramorigem na universidade de Manitoba, no Canadá. Os investigadores consideram que o que explica a ligação entre quem gosta de "trollar" na internet e os sádicos da vida real é que algumas pessoas gostam de responder e espicaçar as outras pessoas. Erin E. Buckels, a investigadora principal, afirma que «tanto os "trolls" como os sádicos sentem um enorme prazer com o mau estar dos outros».

Num dos estudos, os inquiridos responderam a várias questões de índole pessoal do tipo «gosto mesmo de fazer sofrer os outros?». A resposta era dada por níveis de 1 a 5. No outro procuraram criar uma escala de "trollismo" e encontraram uma ligação entre a frequência com que se fazem comentários online e o gozo que dar ser um "troll".

A investigação não encontrou qualquer relação entre o sadismo e outras actividades online inofensivas como o "chat" ou mesmo debates. Quanto aos narcisistas, e ao contrário dos sádicos, estes parecem não gostar de serem "trolls".

No texto os investigadores garantem que encontraram dados claros que demonstram que os «sádicos tendem a "trollar" porque gostam disso» e concluem mesmo que os «sádicos só se querem divertir ainda mais e a Internet é o seu recreio».

Fonte: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/tag.aspx?tag=trolls%20online

Eu também sou sádico e particularmente cruel,dentro e fora da net...

Sem comentários:

Enviar um comentário