sábado, 14 de março de 2015

Barbie com internet ? É preciso ter cuidado

A Barbie 2.0 foi o último grito da tecnologia para as crianças. Anunciado pela Mattel, a Barbie 2.0 tem acesso à internet e, o que poderia ser um brinquedo futurista para as crianças pode tornar-se num ‘espalha conversas privadas’.

Esta Barbie pode gravar as conversas que tem com as crianças e colocar as mesmas online, alerta Susan Linn, de uma organização anti-anúncios in fantis.

“Os miúdos que usam a Hello Barbie não estão apenas a falar para um boneco. Estão a falar para uma empresa ligada aos brinquedos que apenas se interessa por dinheiro. É assustador e cria uma série de perigos para as crianças e para as famílias” disse Susan Linn.

Por seu turno, a Mattel, empresa que produz a boneca, mostra-se orgulhosa por ter produzido um brinquedo que faça chus à tecnologia de século XXI e que cative as crianças. No entanto, os defensores dos direitos à privacidade, já lançaram uma petição para que a Mattel, cancele a produção da Barbie 2.0.

A Barbie com acesso à internet é fruto da ‘internet das coisas’, à semelhança do que acontece com outros objetos, como as Smart TV. Apesar de parecerem muito modernos e futuristas, estes gadgets gravam as conversas dos utilizadores e, posteriormente, armazena as mesmas numa base de dados, que pode ser acedida por piratas informáticos, por exemplo.

Fonte: http://www.ptjornal.com/tecnologia-ciencia/2015/03/14/privacidade-barbie-com-internet-e-preciso-ter-cuidado.html

Sem comentários:

Enviar um comentário